A message from the European Citizen's Initiative to End Ecocide
Is this email not displaying correctly?
View it in your browser or choose a different language.

Podcasts / Relatório da Conferência Online End Ecocide on Earth

A 13 de Outubro, o Acabemos com o Ecocídio na Terra juntou especialistas em Direito, cientistas, ONGs, políticos e cidadãos no Comité Europeu Económico e Social (CEES) em Bruxelas para falar acerca do conceito de ecocídio e formas de o implementar legalmente a nível nacional, Europeu, e internacional.

Ouvimos um grande número de conhecidos oradores e especialistas sobre a história do ecocídio e o que significa, as relações entre ecocídio e saúde, direitos indígenas, segurança ambiental, justiça, mudanças climáticas e mais. Tivemos a oportunidade de aprender mais acerca dos últimos desenvolvimentos legais e o que ainda falta para proteger a nossa saúde e o ambiente de um modo eficiente.

Pode encontrar um resumo e todos os podcasts do dia aqui..

No dia seguinte, foram convidados especialistas para discutir a melhor maneira de prevenir o ecocídio e foi decidido como estratégia comum obter a adopção de uma amenda pelo Tribunal Penal Internacional para que o Ecocídio seja reconhecido como um crime contra a humanidade e a paz.

Na terça-feira dia 14 de Outubro, jovens europeus tiveram a oportunidade de se encontrar com decisores políticos e discutir modos de melhorar a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE). Este evento foi organizado em parceria com a campanha da ICE. Durante o workshop explorámos os desafios que as Iniciativas de Cidadania enfrentam, e desenvolvemos propostas para o melhorar – para beneficiar iniciativas em anos futuros. Em particular, concentrámo-nos na questão de envolver mais jovens nas ICEs.

A excelente aderência a esta conferência que teve uma lotação muito superior ao esperado demonstra o enorme interesse no conceito de ecocídio que existe pela Europa. É notável o que um movimento-base deste tipo pode alcançar e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para assegurar uma eficaz protecção legal dos ecossistemas.

O caminho para Acabar com o Ecocídio na Terra começou apenas agora, e convidamos todos para que se juntem a nós nesse caminho – primeiro que tudo adicionando as vossas assinaturas no nosso website www.endecocide.org.

Actividades de Natal/Dezembro

Este Natal temos duas acções especiais para tu participares e mostrares o teu apoio para ACABAR com o Ecocídio. Primeiro a nossa apoiante espanhola Annalivia esforçou-se muito mais uma vez, preparando os seus já mundialmente conhecidos cartões especiais de Natal feitos à mão!

Um artigo sobre os seus cartões será lançado na edição de Dezembro da revista feminina Austríaca «Die Gute». Para dar uma espreitadela a todos os cartões siga este link e junte-se a ela este ano espalhando informação sobre o nosso movimento através de cartões de Natal especiais!

E para todos os que não são bons em trabalhos manuais, temos o Earth Hug Day (Dia do Abraço à Terra) a chegar dia 12 de Dezembro.

Junte alguns amigos, saia para a rua e abrace outras pessoas dizendo-lhes: “As coisas mais importantes na vida, o dinheiro não pode comprar” – como um abraço, o amor ou passar tempo com os que amamos. É também o último dia da conferência sobre o clima COP20 em Lima e dois dias depois do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por isso há muitas razões para dizer às pessoas para PARAR de consumir e COMEÇAR a proteger o nosso planeta. Mais detalhes e hashtags a usar para imagens das vossas actividades nos media sociais, com um link para o evento do facebook, podem ser encontrados aqui (http://tinyurl.com/earthhugday). Junte-se a nós, assim como 1400 voluntários ao redor do mundo já o fizeram – incluindo os Friends of the Earth Australia e Friends of the Earth Austria, e seja parte do evento de um abraço global!

Ecocídio do mês: El Rio De Aguas – Almeria – Espanha

Aqui no Sudeste de Espanha, prolongando-se através de mais de 150 quilómetros quadrados, encontra-se o maior aquífero da Província de Almeria. Localiza-se sob o solo, onde o filme “Spaghetti Westerns”foi filmado, assim como o épico “Exodus”, no ano passado. É chamado a bacia de Sorbas-Tabernas, na província de Almeria na Andaluzia, no Sul de Espanha.

Este aquífero abastece de água 15 cidades, numerosas pequenas povoações (algumas sem acesso ao ramal de águas principal), e agricultores de subsistência. Esta demarcação inclui a área de Especial Interesse Científico conhecida como a Paraje Natural de El Rio De Aguas (Paraje Natural Karst en Yesos de Sorbas), única na Europa. Desde 1998, devido a contínua sobre-exploração, o lençol de água decresceu em pelo menos 3.3 metros por ano. Conservativamente, isto indica uma descida de 52.8 metros através dos anos de intervenção. Em anos recentes o departamento do Ambiente autorizou a plantação de dois milhões de oliveiras sobre este aquífero com um adicional de três milhões a serem plantados nos próximos anos. A situação é agora crítica. A maior fonte que drena este enorme aquífero, a nascente de El Rio De Aguas, já não produz água suficiente para manter o ecossistema protegido da Paraje Natural, e mal consegue providenciar as necessidades dos agricultores locais.

Habitantes e agricultores de subsistência a jusante da nascente de El Rio De Aguas enfrentam agora uma perda total dos seus meios de vida. O Rio De Aguas é o seu único acesso a água. O ecossistema da Paraje Natural está já comprometido. Algumas linhas de irrigação que eram previamente usadas para regar árvores de fruto e plantações de vegetais estão agora secas, as árvores mortas, e a terra impossível de utilizar. Estes habitantes e agricultores não têm para onde ir. O ecossistema da Paraje Natural está a morrer. A chuva é insuficiente para recarregar o aquífero. Os níveis de água subterrânea continuam a cair. Se a actual irrigação de dois milhões de oliveiras continua não haverá aqui água dentro de dois anos.

Se três milhões adicionais de oliveiras forem plantados (agora em planeamento), toda a vida presentemente dependente do Rio de Aguas deixará de existir. Em ambos os casos enfrentamos uma forma extrema de Ecocídio. Não há vida sem água. O aproveitamento pacífico do território será perdido para sempre.

Conferência na UNESCO “O Apelo de Paris”

O Apelo de Paris a 14 de Novembro no aniversário dos 10 anos de existência da UNESCO, foi celebrado sob a forma de um simpósio internacional organizado pela Associação de Pesquisa Terapêutica Contra o Cancro (ARTAC), para o qual a nossa porta-voz Valérie Cabanes foi convidada, onde apresentou a estratégia do movimento Acabemos com o Ecocídio na Terra.

O Apelo de Paris, assinado em 2004 por muitas personalidades científicas, como a totalidade dos Concelhos de Doutores dos vinte e cinco Estados Membros da Europa, 1.500 ONGs e 350.000 cidadãos europeus, afirmava:

  • Que a maioria das doenças são causadas por poluição química;
  • Que devido a esta poluição, as crianças estão em perigo;
  • E que se continuamos a poluir o ambiente como fazemos agora, será a própria humanidade que estará em perigo.

Esta conferência juntou cientistas, políticos e sociedades civis, e actores expressando o desejo de que a poluição seja vista como um crime contra a humanidade.

No último mês de Janeiro, os autores da Carta de Bruxelas, incluindo o Acabemos com o Ecocídio na Terra, lançaram uma petição na mesma direcção.

Esta conferência sublinhou a falta de políticas coerentes relativas tanto à saúde como ao ambiente. A ausência de protecção ambiental – resultante da recusa dos poderes políticos em aceitar acumulantes provas científicas correlacionando factores ambientais com doenças emergentes – torna possível que aqueles que poluem/poluidores contaminem com impunidade enquanto as vítimas das suas acções pagam múltiplas vezes através da sua exposição aos poluintes e tenham a obrigação de pagar – fisiologica e financeiramente pela sua exposição.

Durante o seu discurso, o Dr. Belpomme, um especialista em cancro e organizador da conferência, explicou porque é moralmente e legalmente imperativo que “a luta deva começar agora”. Sob os termos do Apelo de Paris, tanto a poluição como a séria destruição da natureza devem ser reconhecidas como crimes e os responsáveis devem ser processados como criminosos. Tais acções afectam directamente a saúde – e a vida da flora e da fauna – não apenas desta geração, mas também de futuras gerações. O Dr. Belpomme falou da emergência de cancros, malformações congénitas, doenças crónicas e neuro-degenerativas que ele e um grande grupo de cientistas ligaram aos ambientes cada vez mais poluídos. Ele apela ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para que registe os signatários do Apelo de Paris juntamente com o grupo de trabalho organizado pelo Acabemos com o Ecocídio na Terra e um aumentante número de cidadãos preocupados, e que aja agora para tornar este desejo uma realidade.

Fique atento a mais duas conferências que tomarão lugar este ano onde a Valérie e o Thomas falarão para ACABAR com o Ecocídio:


 
Let’s End Ecocide together!
Every hand helps!

Copyright © 2014, www.endecocide.org, All rights reserved.
You have received this email after registering your interest
in supporting us at www.endecocide.eu
 unsubscribe from this list