Uma mensagem da Iniciativa de Cidadania Acabemos com o Ecocídio na Terra
Is this email not displaying correctly?
View it in your browser or choose a different language.

Acabemos com o Ecocídio na Terra - Notícias recentes

Votos de feliz ano novo pelo Acabemos com o Ecocídio na Terra

Caros apoiantes, feliz ano novo de toda a equipa End Ecocide! 2014 foi um ano em que fizemos o nosso movimento avançar mais além:

- Expandimos o nosso movimento globalmente;
- Conectámo-nos com diferentes iniciativas, organizações e intervenientes-chave no campo do desenvolvimento sustentável e políticas e legislação internacionais;
- A nossa petição através da ICE continuou a ganhar votos e será apresentada ao Comité de Petições da UE em Fevereiro;
- Realizámos uma conferência em Bruxelas para discutir o conceito de ecocídio e modos de o implementar a nível nacional, europeu e internacional;
- Lançámos um livrete apresentando o conceito e o nosso trabalho;
- Juntámos vários especialistas a trabalhar nestes temas e conectámo-los a sociedades civis;
E muito muito mais...

Olhando para o futuro, estamos determinados a continuar o nosso trabalho, expandir, cooperar e aliarmo-nos a tantos líderes, organizações, e cidadãos globais quanto possível para criar as condições necessárias para estabelecer a lei do Ecocídio e proteger o nosso Lar. Ainda que seja comum desejar Feliz Novo Ano apenas para o ano vindouro, gostaríamos de apresentar uma perspectiva diferente, mais relevante para o nosso trabalho e objectivos, olhando para o longo termo, e por isso, desejamos a todos um grande e positivo caminho de encontro a uma sociedade e um planeta sustentáveis. Felizes Novos Anos!!

Audição da nossa petição no Parlamento Europeu

A 26 de Fevereiro de 2015 a nossa petição para Acabar com o Ecocídio na Europa será discutida pelo Parlamento Europeu. Portanto, nenhuma das assinaturas na Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) será perdida. No mesmo dia o Parlamento Europeu discutirá como melhorar as ICEs – uma boa oportunidade para pedirmos um melhor envolvimento dos cidadãos e dizermos aos nossos líderes políticos o que é necessário ser feito. Mais de 175,000 cidadãos da UE já assinaram a petição – ajude-nos a atingir 200,000 ao convidar todos os seus amigos e familiares a assinar aqui !

Ecocídio discutido no Secretariado Europeu do Ambiente

No dia 1 de Dezembro, Prisca, a precursora da Iniciativa de Cidadania Europeia, apresentou o Acabemos com o Ecocídio no 40º aniversário do Secretariado Europeu do Ambiente, uma organização abrangente que junta organizações ambientais de cidadãos de toda a Europa. Todos os oradores lá estavam unidos pela defesa de uma necessária mudança de sistema – no entanto, parece que a nova liderança europeia tomou um passo atrás em vez do grande salto em frente que necessitamos. É por isso que é cada vez mais importante que mostremos as nossas convicções – por exemplo através da petição para Acabar com o Ecocídio. Leia o artigo completo de Prisca aqui

Vamos mudar o Sistema, não o clima!

À medida que os países se reúnem para negociar acção quanto ao clima na COP 20 em Lima, Peru – desde 1 a 11 de Dezembro – milhares de activistas pelo clima tomaram as ruas de Lima para uma “Marcha em Defesa da Mãe Terra”. A marcha foi parte da Cimeira dos Povos — uma alternativa de bases à Cimeira do Ambiente da ONU simultâneamente em curso na capital peruana. Os participantes na marcha levaram cartazes onde se lia “Mantenham o petróleo sob o solo”, “Justiça climática agora”, e “Não deixem que as grandes empresas controlem o mundo”.

O End Ecocide on Earth organizou um evento em Parisem apoio à Cimeira dos Povos a 6 de Dezembro. Convidámos ONGs parceiras (Amazon Watch, Planete Amazone, NatureRights, Envol Vert) para apresentar casos de ecocídio e violação de Direitos Humanos na Amazónia causados por actividades industriais como minas, mega-barragens, extracção de petróleo e poluição, agricultura e pecuária intensivas, desflorestação, apropriação de terras... Cada organização então explicou as suas campanhas e as suas soluções publicamente. Foi uma ocasião para mobilizar e promover o nosso apelo global por uma justiça internacional para a Terra e realçar os casos apresentados no segundo Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza realizado em Lima no mesmo dia.

A 13 de Dezembro, face a resultados desastrosos em Lima para comunidades locais, os seus ambientes e o clima, muitos dos grupos de justiça climática publicaram uma afirmação conjunta em resposta ao que os países acordaram, também, estabelecendo a nossa própria agenda. Leia-o no nosso blog.

Acabemos com o Ecocídio no Fórum OSI de Genebra

O Fórum OSI (Objectif Sciences International) na sede da ONU em Genebra foi o lugar onde a meio de Dezembro Thomas, nosso membro da equipa de Áustria, realizou um discurso sobre o conceito de acabar com o ecocídio em frente a muitos conhecidos eco-activistas e embaixadores da ONU de vários Estados como o Ecuador, Áustria, França, Alemanha, Afeganistão e muitos mais. Juntamente com a equipa da ICE “Rights of Nature” (“Direitos da Natureza”) sublinhámos a necessidade de mudanças de paradigma na economia e sociedade dentro dos próximos anos. Leia mais sobre a conferência e veja os vídeos de todos os discursos aqui.

Utilizemos esta oportunidade para relembrar que o nosso trabalho é totalmente baseado em voluntários e ainda que muitas conquistas possam ser atingidas sem recursos financeiros, há algumas coisas de que precisamos de pagar por exemplo para as conferências: materiais, viagens, seguros, alimentos, alojamento...
Se sentir que também pode apoiar a nossa causa financeiramente agradeceríamo-lo muito!

Todos os detalhes para doações aqui

O seu contributo pode fazer uma grande diferença!

Uma jornada de mil quilómetros começa com um único passo / Elena Nikolovska

“Uma jornada de mil quilómetros começa com um único passo.” - Lao Tzu

Sei que usar esta citação é um cliché, mas tudo começou com esta mesma citação. E isto é exactamente como me sinto agora mesmo, como se tivesse andado mil quilómetros. Quando me pediram para escrever um artigo sobre o meu caminho em direcção ao activismo ambiental, a primeira coisa que veio à minha mente à medida que fui desenrolando tudo foi “tem sido um longo e duro caminho”. Mas, depois apenas ao pensar em todas as coisas que aprendi ao longo do caminho, as pessoas maravilhosas que conheci e as pessoas que posso ter influenciado – fez tudo parecer tão fácil. E se tivesse de fazer tudo de novo definitivamente fá-lo-ia. (Leia o artigo completo de Elena aqui)

Ecocídio em Israel

A 3 de Dezembro de 2014, 5 milhões de litros de crude foram derramados ao redor da parte sul do Deserto de Negev, a partir de um oleoduto que transporta petróleo do mediterrâneo para o Mar Vermelho. O petróleo contaminou a Reserva de Evrona e causou poluição severa. O Ministério Israelita para a Protecção Ambiental estimou que o desastre tenha sido um dos piores até à data em Israel.

Esta não é a primeira vez que um derrame ocorre pela companhia que opera o oleoduto, a EAPC. De acordo com a “União Israelita para a Defesa Ambiental” nos passados 6 anos pelo menos 6 derrames adicionais tiveram lugar e nada mudou. O petróleo foi derramado por uma nova conduta em construção integrada no novo aeroporto na cidade israelita mais a sul (Eilat). O tamanho estimado da área danificada é cerca de 1000 hectares, dos quais 130 estão cobertos por manchas de petróleo. Várias dezenas de cidadãos Jordaneses tiveram de ser evacuados para o hospital devido à falta de ar provocada pelo vapor do petróleo. Veados e aves de rapina da reserva estão também sob alto risco. Adicionalmente, devido à proximidade com o Mar Vermelho há ainda risco de que o crude atinja o mar, em caso de chuva na área. Entretanto o petróleo está a ser bombeado para fora tanto quanto possível embora o processo de recuperação possa levar anos. Uma investigação legal foi iniciada pela “Polícia Verde” de Israel. Para mais informação clique aqui.


 
Vamos Acabar com o Ecocídio juntos!
Todas as mãos ajudam!

Copyright © 2014, www.endecocide.org, All rights reserved.
You have received this email after registering your interest
in supporting us at www.endecocide.eu
 unsubscribe from this list